convite-02_web.jpg

CONHECIMENTO é um ensaio em animação que explora de forma lúdica a necessidade de se nutrir e de disseminar o conhecimento. A ideia que originou esse filme veio de uma inquietação. Leitura, estudo, pesquisa são processos que podem exigir anos de dedicação. Há tanta produção literária e tanto conhecimento no mundo que seria quase impossível alguém saber de tudo durante toda sua vida. E felizmente novos estudos surgem para tornar essa soma ainda maior.

tela_002_web.jpg

Conhecer nos torna curiosos, e o resultado natural disso é questionar, mesmo que algo tenha uma resposta simples para outros. Situações que talvez pareçam estabelecidas, despontam aos olhos do questionador de uma forma nova, a ponto de maravilhar-se com as descobertas. Mas também podem revelar incongruências, injustiças, enganos ou incoerências, e é o que se espera.

tela_004_web.jpg

O conhecimento pode tornar o mundo melhor a partir da discussão de ideias, da constante busca por entender o todo e a nós mesmos. Erros são corrigidos, processos são ajustados e os saberes são conectados e distribuídos. 

Como então, ainda no século XX, pessoas são perseguidas ou mortas por questionarem as mesmas injustiças, incongruências, enganos e incoerências, mesmo após anos de dedicação em estudos?

tela_003_web.jpg

Para conhecer, é necessário demandar tempo que muitos não tem disponível. Sendo assim, parece desproporcional eliminar um indivíduo através da violência, tirando em instantes a vida de uma pessoa que discorda, e que passou a questionar não por interesse próprio ou soberba, mas por se comprometer com o bem-comum.

Mas as vozes não se calam antes de ser ouvidas. Os questionamentos dos silenciados contagiam novos questionadores, às vezes mais afiados, determinados a conduzir e a aprimorar as ideais que sofreram atentados.

Já o intolerante é anônimo, soturno, retrógrado e só entra para a história por ter imortalizado aquele que quis calar. 

tela_006_web.jpg

Sejamos todos dignos de contagiar a todas as pessoas com o conhecimento.

FORMATO: Curta-metragem 4:49'

GÊNERO: Animação

TEMÁTICA: Conhecimento

PÚBLICO: 12+

NARRAÇÃO: Anielle Franco

ÁUDIO: Flávio Pereira e Felpz